Cada Homem um Sacerdote
Assim como uma equipe de elite recebe uma ou várias missões que são inalienáveis, ou seja, são missões que não podem ser executadas por outros e nem tampouco podem deixar de ser executadas. É exatamente assim que funciona em conosco, homens. Deus deu ao homem uma missão, desde a criação, a tarefa de ser o sacerdote. “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo e tomar conta dele,” (Gn. 2.15). Está muito claro na Bíblia que NÃO se trata de qualquer tipo de privilégio ou de “patente” mais elevada do homem, em relação à mulher. Aliás esta é uma reclamação muito comum de mulheres cristãs que desejam ter, em seus maridos, a condução espiritual do lar, o apoio e a segurança de um líder.
Longe de ser uma missão fácil de ser executada, é a missão que recebemos, e não temos outra alternativa a não ser cumprir a missão. Não podemos transferir para outros nossa responsabilidade; não podemos desistir da missão, embora muitos homens tem desistido e entregado suas famílias ao ataque do inimigo; não podemos retroceder, a ordem é avançar; e é claro não podemos desistir, jamais! Nós fomos constituídos por Deus como soldados de uma unidade de elite. Quem são estes homens, soldados extraordinários, são pessoas que em última análise, passaram por dois processos em suas vidas: 1) aceitaram e suportaram o treinamento, 2) assumiram a missão como o alvo (propósito) da sua vida. Este discurso parece radical, e é mesmo, Jesus não pregou nada diferente disto. (Mateus 16.25,26; Marcos 8.35).
A esta altura qualquer um de nós pode estar pensando: “mas este tipo de compromisso é somente para alguns poucos, para aqueles que são do primeiro time, para os soldados de elite, para o primeiro escalão.” É assim que muitos cristãos tem agido, e até com razão, pois há muitas formas de ver o evangelho, existem pregações e grupos para todos os gostos. A grande questão é; para Deus todos são iguais e todos são importantes. Não confunda isto com fama de nenhum tipo afinal você não verá o nome de nenhum soldado de elite, estampado nos jornais ou na TV, muito embora saibamos que estes homens atuam em questões decisivas.
Eu creio em algo muito simples, não há qualquer sentido em querer ser algo menor do que aquilo que Deus escolheu para você. Não faz sentido fazer coro com as vozes sem direção que passam a vida somente se justificando. No final das contas sempre existiram dois grupos os que se lançam e assumem seu papel, e aqueles que passam o resto da vida tentando provar que o papel não era deles. Eu acredito também que, quando existe algo mais nobre e mais elevado, pelo que lutar, isto produz um sentido, isto nos direciona. O Evangelho é a nossa missão, ser um discípulo e imitar o maior homem que já existiu, Jesus Cristo, é o maior sentido que pode haver para a vida de alguém.
Eu você fomos convocados para esta missão de modo real. Jesus não estava brincando quando acreditou que nós, suportaríamos o treinamento e tomaríamos a missão como nosso ideal de vida. Isto é o sacerdócio! E afinal qual a primeira missão de cada um? Um soldado de elite normalmente só entra para um grupo de elite porque sobreviveu a várias missões. A primeira missão de cada sacerdote é sua família, não podemos e não vamos morrer nesta primeira missão. Eu e você precisamos voltar vivos deste combate. Para vergonha de muitos tem sido as mulheres que tem guardado a vida espiritual da casa.
Precisamos contagiar outros homens, precisamos estabelecer este princípio como parte da nossa cultura, este combate é nosso, esta é a nossa causa. Os outros precisam olhar para nós e querer ser o que nós somos. Nossa família, mulher e filhos precisam olhar para nós e querer Jesus e querer a igreja, e querer o céu, é a minha missão! É a sua missão também! Sodados de elite não cansam em combate, combatem correndo, combatem até o fim, até estabelecer o perímetro, combatem e vencem, ou morrem. Vivos ou mortos trazem consigo a vitória!
“Quanto a mim, minha vida já foi derramada como oferta para Deus. O tempo de minha morte se aproxima. Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel. Agora o prêmio me espera, a coroa de justiça que o Senhor, o justo Juiz, me dará no dia de sua volta. E o prêmio não será só para mim, mas para todos que, com grande expectativa, aguardam a sua vinda.” Paulo de Tarso
(2 Timóteo 4.6-8)
Comentários